Odete Soares Rangel
Segundo o dicionário de Símbolos de Udo Becker, viagem significa percurso de um caminho em vista de um determinado destino, ao longo do qual também devem ser vencidos obstáculos.
É símbolo do caminho da vida ou, em sentido especial, símbolo da busca de objetivos morais e espirituais, que muitas vezes se apresentam encarnados como por exemplo, a Terra Prometida, as Ilhas dos Bem-aventurados, castelos ou santuários.
Os ritos de iniciação consistiam numa série de provas que o adepto tinha que percorrer como uma espécie de caminhada. Numerosos povos conhecem a ideia de uma viagem que os mortos precisam empreender após a sua morte. Os livros egípicios e tibetanos exploram muito essa tema.
O budismo compara o ciclo de nascimentos, a sequência de encarnações da individualidade espiritual até sua dissolução no nirvana, com uma viagem. Já do ponto de vista psicanalítico a viagem, como símbolo de sonhos, entre outros acontecimentos, pode ser entendida como o desejo de mudança.
Bastante interessante o ponto de vista de Udo. Entendo, ainda, que viagem é uma fonte de diversão, de descobertas culturais, de aprendizado histórico e conhecimento de pessoas. Enfim, uma caminhada pelo desconhecido e pelo infinito, mas que nos proporciona um bem-estar enorme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário