Odete Soares Rangel
CLBI |
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) foi fundado em 1965. Foi a primeira base aérea de lançamentos de foguetes instalada na América Latina, com lançamento de foguetes de pequeno e médio porte. O Nike Apache, foguete de sondagem de fabricação dos EUA, foi o primeiro a ser lançado desta base, em dezembro desse mesmo ano.
Uma das atividades do Centro é o desenvolvimento de tecnologia espacial. A Administração da época entendia necessário criar um Centro de Cultura Espacial e de Informações Turísticas da Barreira do Inferno (CCEIT). A finalidade deste seria resgatar a memória e preservar o patrimônio do CLBI, além de permitir ao público em geral conhecer a missão e as atividades ali desenvolvidas.
Atualmente, realiza pesquisas espaciais e está aberto a visitação, desde que com horário agendado. Estima-se receber em torno de cem mil visitantes por ano no CCEIT, dado a sua importância.
Sua localização é privilegiada, está ao Litoral Sul, pela RN-063 (Rota do Sol), no município de Parnamirim, a 13 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Se visitar a praia do Cotovelo poderá apreciar as belíssimas falésias, que originaram o nome da base.
Parte da praia da base, se transformou numa importante área de reprodução de tartarugas marinhas, sob a coordenação do Projeto TAMAR.
Legislação
"O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), criado pela Portaria nº S-139/GM3, de 12 de outubro de 1965, tem por finalidade executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como executar os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica, relacionados com a Política da Aeronáutica para Pesquisa e Desenvolvimento e com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais. (RICA 21 – 189 - REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE LANÇAMENTO DA BARREIRA DO INFERNO - 2009)". < http://www.clbi.cta.br/new/index.php>>. Acesso em 09 julho 2011)
As atuais atividades da base são:
'· Rastreamento do veículo lançador Ariane, em conjunto com o Centro Espacial Francês no (Kourou, Guiana Francesa), em conformidade com o estabelecido em um acordo com a Agência Espacial Européia (ESA).
· Continuação dos testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica.
· Disponibilização dos meios operacionais em proveito de experimentos de interesse da Marinha e do Exército Brasileiro, visando, além da participação de projetos de interesse da Força Aérea Brasileira, incremento da cooperação entre as Forças Armadas
· Venda de serviços de lançamentos e rastreamentos de foguetes suborbitais para organizações nacionais e estrangeiras, colocando os meios operacionais à disposição da comunidade científica internacional para a realização de operações espaciais, em especial aquelas relacionadas com a pesquisa e o monitoramento do meio ambiente, principalmente através da observação da atmosfera. Tal como é o projeto EXAMETNET que foi dirigido para o estudo da atmosfera na faixa entre 30 a 60 km de altitude". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_da_Barreira_do_Inferno>>. Acesso em 09 julho 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário