Odete Soares Rangel
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/htm |
Você algum dia pensou que seria possível construir um hotel com lixo reciclado? Pois é! É possível sim. Aí está ele!
Em 19 de janeiro de 2011, o Save the Beach Hotel, o primeiro hotel feito de lixo no mundo, foi inaugurado no centro de Madri, cujo evento coincidiu com a realização da Feira Internacional de Turismo na região.
O projecto “Save the Beach” se propõe a limpar uma praia europeia por ano, o lixo recolhido é utilizado na construção de hotéis. Roma e Madrid foram as primeiras cidades a recebê-lo. O mentor do projecto “Save the Beach”, e responsável por essa importante obra é o artista alemão H.A. Schult, que inteligentemente, utilizou aproximadamente 12 toneladas de lixo reciclado para construí-lo. A mensagem na foto deixa claro seu alerta sobre os acúmulos de lixo nas praias européias e oceanos, com danos irreparáveis para o meio ambiente e à vida humana.
Aberto ao público, com seus modestos cinco quartos, contou com celebridades prestigiando-o, como por exemplo, a modelo Helena Christensen que se hospedou no hotel por uma noite.
Nele, não é possível tomar-se um ducha, pois não há água e as casas-de-banho são todas elas químicas. Não existem portas, portanto não há divisão entre as unidades habitacionais. Não há luz, também não há cheiro, porque todo o lixo orgânico ficou fora do projeto.
Como se vê, nós brasileiros, não somos os únicos com problemas de praias imundas e com o descaso das pessoas com a preservação do meio ambiente.
Então, que sirva de exemplo a todas as nações do mundo. Que possamos despertar para a necessidade de tratar o lixo adequadamente; além de refrear o consumismo e produzir a menor quantidade de lixo possível. Somente assim, podemos pensar em um futuro sustentável. Um futuro que dependerá da nossa escolha e da nossa consciência, um futuro de lixo ou de luxo (com qualidade de vida). Que possamos ter para hospedagem hotéis de luxo, em detrimento de hotéis de lixo.
Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário