quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Amor Materno, um elo sem igual

Odete Soares Rangel


Amor Materno 1907
Amor materno é uma réplica da escultura em bronze da obra do escultor polonês João Zaco Paraná (1884-1961). É uma homenagem da comunidade Polonesa a todas as mães Paranaenses que, geradoras da vida, deram alma a Curitiba tricentenária. A obra foi afixada junto a fonte do Jardim Botânico de Curitiba, em 09 de maio de 1993, por ordem do então Prefeito Rafael Greca Macedo, em comemoração aos 300 anos da cidade.

Os escultores têm o dom e a sensibilidade para captar movimentos  do mundo real e transformá-los na mais pura arte, de forma a representar com fidedignade sentimentos e  ações dos mais diversos personagens, quer seja para homenagear alguém ou algum feito heróico.

Esta escultura é uma representação forte do afeto maternal, pela forma como ela pega a criança e a protege junto ao seu corpo, pelo beijo acarinhando a criança demonstrando todo o amor por essa vida gerada e recebida com tanto amor.

A escultura original em bronze é de 1907 e  encontra-se na Av. Rui Barbosa, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jardins botânicos: Oásis urbanos

Odete Soares Rangel


"Jardins Botânicos são áreas protegidas, constituídas, no seu todo ou em parte, por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação da flora regional, acessível ao público, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente." (http://www.fzb.rs.gov.br/jardimbotanico/)


Contrastando com a agitação de grandes centros urbanos, como por exemplo, São Paulo e Rio de Janeiro, existem os jardins botânicos considerados verdadeiros oásis. Essas grandes áreas verdes que abrigam plantas documentadas e identificadas, estão a serviço dos pesquisadores para documentar a flora regional.

Eles desempenham um papel educativo e científico. Mas é a opção de lazer e relaxamento que mais agrada ao turista e ao cidadão comum que deseja respirar ar puro, se integrar à natureza e fazer um passeio libertador e tranquilo.

Entre as espécies que cultiva estão as palmeiras imperiais e as árvores tropicais, lagos animais silvestres, etc. 

Você verá na sequência uma síntese de alguns jardins botânicos brasileiros, os quais você poderá incluir no seu próximo roteiro de viagem.

Jardim Botânico de Curitiba





O Jardim Botânico de Curitiba foi criado em 1991. Logo, ele consagrou-se como um dos pontos turísticos importantes da capital paranaense. Inspirado nos jardins franceses, com um tapete de flores em sua entrada, a atração maior fica por conta da estufa de vidro com 450 m2, que abriga vegetais típicos da região tropical.  O Jardim Botânico possui um local especifico para pesquisas da flora brasileira e um espaço cultural. Pelo jardim, pode-se observar a exposição de 114 esculturas do artista e ambientalista polonês Frans Krajcberg.  Há ainda uma biblioteca e um museu que centralizam informações valiosas sobre vegetais. Lindo não, essas imagens são apenas uma amostra do que você encontra por lá. Estivemos lá dois anos atrás, vale a pena conhecê-lo.

Jardim Botânico de Manaus

O  Jardim Botânico Adolpho Ducke fica localizado na zona norte de Manaus. Ele foi criado em 2000, e está classificado como o maior do mundo com seus 500 hectares  de floresta primária e área para pesquisa.
Abriga uma quantidade impressionante de espécies de vegetais típicas da região. Algumas são raríssimas e somente podem ser encontradas na Floresta Amazônica. 


No complexo existem milhares de árvores e plantas, biblioteca, anfiteatro, um viveiro de mudas para doação, além de uma sala de aula e exposições educativas destinadas a apresentar a abundância ecológica da região amazônica, bem como demonstrar a importância da  preservação dessa área do planeta.  Não deixe de visitá-lo. Está aberto a visitação de terça à domingo, das 8h às 12h e das 13h às 16:30h. E a entrada é gratuita! 

Jardim Botânico de Porto Alegre

O Jardim Botânico de Porto Alegre foi aberto ao público em 1958, com a exposição das primeiras coleções de palmeiras, coníferas, cactaceas, agaváceas e liliáceas.  Mas pelos idos de 1974, a administração do jardim decidiu investir mais e criaram coleções botânicas de espécies arbóreas organizadas por formações florestais, famílias botânicas e grupos temáticos. Ele é pioneiro na Região Sul. Numa área de 39 hectares, vegetais diversificados com aproximadamente 650 espécies dão um colorido especial ao local. O jardim abriga um amplo banco de sementes destinadas a trabalhos de pesquisas pertinentes a germinação e ao armazenamento destas, bem como o desenvolvimento de mudas. Ele é considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil, em virtude da diversidade de plantas, qualificação estrutural e capacitação do seu quadro técnico e operacional

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Pode-se dizer que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é histórico. É o mais antigo do Brasil e foi inaugurado por Dom João VI no ano de 1808. Somente foi aberto a visitação pública 14 anos depois. Visitantes ilustres como o naturalista britânico Charles Darwin em 1832, e o cientista alemão Albert Einsten, em 1925 fazem parte dos registros históricos do Jardim Botânico. Este abriga um dos mais vastos banco de dados do mundo sobre a Mata Atlântica, com informações compiladas das inúmeras espécies de vegetais. Possui ainda uma área especial, criada em 2004, que reúne amostras de DNA das mais diferentes espécies da flora brasileira. As 200 palmeiras-imperiais que se vê ao longo das principais avenidas completam a história do Jardim Botânico.  


Acesse o endereço http://www.jbrj.gov.br/arboreto/index.htm e saberá tudo sobre o ingresso e horário para visitação.


Jardim Botânico de Salvador

O Jardim Botânico de Salvador (2002), com seus 18 hectares, reúne uma grande quantidade de espécies vegetais típicas da região nordestina.  Um diferencial desse jardim baiano é seu espaço etnobotânico, um projeto pioneiro que busca estudar os vegetais ligados à cultura afro-brasileira. Com o foco na biodiversidade, a administração do jardim adota iniciativas de cunho ecológico e social, a exemplo do projeto "O jardim botânico vai à escola" que visa despertar e conscientizar as crianças sobre a importância desses espaços na preservação dos animais e plantas existentes na natureza, além da necessidade de se manter o equilíbrio no planeta.

Jardim Botânico de São Paulo


O Jardim Botânico de São Paulo foi construído em 1938, no interior do Parque Estadual Fontes de Ipiranga. Com sua área verde de 360 Km2, oferece visitas monitoradas para conscientizar o público sobre a importância do desenvolvimento sustentável e da preservação da biodiversidade. Um dos destaques locais é o Jardim dos Sentidos, composto de plantas aromáticas que deixa os visitantes extasiados. O Museu Botânico e o Lago das Ninféias com plantas aquáticas compõem o cenário do jardim. A Trilha da Nascente (360 metros) em meio a Mata Atlántica é a diversão para os aventureiros que podem percorrê-la até seu estágio final numa das nascentes do Rio Ipiranga. Haja fôlego!


Concluindo, se nos dedicássemos mais a divulgar e a proteger a biodiversidade em detrimento de reforçar tragédias  e violências que vem  assolando e encarcerando a população, poderíamos ter esperanças de viver num planeta equilibrado e sustentável. Então vamos fazer a nossa parte e exigir que os governos façam as suas.


Espero que você tenha gostado.  Viva o verde, proteja a biodiversidade, ame a natureza como se fosse parte de você, e ela o é!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Preikestolen ou Púlpito de Rocha

Odete Soares Rangel

Você  já ouviu falar de Preikestolen também conhecida como Preacher's Pulpit, Pulpit Rock ou Hyvlatonnå (nome original)Dizem que é a atração mais famosa de Stravanger, na Noruega.  Só de olhar a foto me dá um medo! 

A Pedra do Púlpito está a 604 metros acima do nível do mar, seu topo mede 25 metros de largura por 25 de comprimento. Como vemos na foto, a rocha torna-se multicolorida pela quantidade de visitantes que disputam esse acesso para apreciar tão grandiosa obra da natureza.
http://www.mdig.com.br/imagens/paisagens/preikestolen_10.jpg
Para chegar até lá você parte de um albergue à aproximadamente 270 metros do nível do mar, caminha durante 2 horas, percorrendo 334 metros, mais ou menos 3.8 Km. Mas todo esse esforço é compensado quando você chega lá em cima e tem a visão mais impressionante que já viu.

As imagens dos slides abaixo são lindas, mas isso é coisa para alpinistas e para gente corajosa que adora aventuras e emoções fortes, o que não é o meu caso. Acesse o link e terá belas paisagens a sua frente.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=1329902354d72991&mt=application/vnd.ms-powerpoint&url

Jardin d'Isola Bella

Odete Soares Rangel

Segundo a Wikipédia Isola Bella é uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Borromeu, na parte alpina do Lago Maggiore, 400 metros distante de Stresa, no Piemonte na Itália. Ela possui 320 metros de comprimento por 400 metros de largura e é completamente ocupada pelo Palácio Borromeu e pelos seus jardins ao estilo italiano. Um exemplo a ser seguido.

A imagem do Jardin d'Isola Bella, na Itália, postada aqui é uma amostra do que você verá acessando o link da foto. Parabéns ao produtor dos slides.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=1327ac6759269672&mt=application/vnd.ms-powerpoint&url

domingo, 25 de setembro de 2011

Castelo Real de Laeken com seu parque e estufas famosas

Odete Soares Rangel


Castelo Real de Laeken - Wikipédia
Recebi essa apresentação com fotos do Castelo Real de Laeken, com seu  parque de grande extensão e estufas do jardim real, cujas construções, cúpulas e plantas me encantaram.  Um show de imagens, vale a pena conferir. Acesse o link https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=132a35989798fde0&mt=application/vnd.ms- e divirta-se.


Palácio Real de Bruxelas
Wikipédia
O Castelo Real de Laeken é a principal residência dos Reis da Bélgica, embora a monarquia belga esteja sediada no Palácio Real de Bruxelas.

Ao que se sabe, o parque é aberto para visitação entre os meses de abril e maio. Se você tiver a oportunidade de programar sua viagem para essa época, seu deslumbre estará garantido.  Como vemos nas imagens, lá existe uma das maiores estufas do mundo, com 14 mil metros quadrados, ela abriga as mais belas e exóticas plantas, além de espécies raras. Você também pode aproveitar para conhecer a Torre Japonesa e a Igreja de Notre-Dame de Laeken e muitos outros pontos turísticos interessantes.

Você pode saber mais sobre o assunto acessando os endereços listados a seguir:


Dez lugares com aparência extraterrestre

Odete Soares Rangel

Turista, você que adora viajar e conhecer lugares diferentes, acesse o endereço inserido na imagem e divirta-se nessa viagem pelas águas, pedras, plantas e gelo. Ela será extasiante, basta você observar a imagem desse mundo desconhecido para saber que o autor preparou um magnífico material para você. Parabéns ao produtor da apresentação!  

https://docs.google.com/viewer? 

sábado, 24 de setembro de 2011

Macau e sua Deusa A-Ma

Odete Soares Rangel
Foto de Angélica  Nascimento
O nome de Macau deve ter sido, a princípio, apenas o 
do local onde se encontra o Pagode da Barra e onde, segundo a tradição, os nossos pioneiros desembarcaram pela primeira vez. Enquanto a povoação se estabelecia e aumentava, este nome persistiu na boca do povo, a despeito de todas as designações oficiais, portuguesas ou chinesas.(Graciete Nogueira Batalha).

Segundo a Wikitravel, Macau deve a origem do seu nome a Deusa chinesa A-Ma ou Ling Ma, a qual era venerada pelos marinheiros e pescadores. Isso porque existe uma lenda que conta que um barco de pescadores que navegava pelos mares do Sul da China, num dia daqueles que seria propício a navegação, teria sido surpreendido por um forte temporal. A embarcação ficou à deriva, e a esperança dos tripulantes começava a esvanecer-se. Eis que uma linda jovem, que embarcara no último minuto, levantou-se e ordenou à tempestade que se acalmasse. Lenda ou não, os ventos serenaram e o mar voltou a normalidade. Todas as demais embarcações naufragaram, esta chegou ilesa ao porto chinês de Hoi Keang. Uma vez em terra, a jovem mulher dirigiu-se à Colina da Barra e ascenderia aos céus num halo de luz e perfume, deixando todos pasmos. Séculos mais tarde, quando os descobridores portugueses ali chegaram e perguntaram o nome do lugar, os chineses responderam: A-Ma-Gao, a Baía de A-Ma. Palavras que depressa derivaram em Macau.

     
Você pode ler o livro de Alice Vieira e saber mais sobre as lendas de Macau.

Segundo Angélica, a Deusa A-Ma, fica no alto de Coloane, ela é de fato a Deusa dos pescadores e a lenda existe. O monumento é um dos pontos turísticos de Macau. No local não existem oferendas, nem incensos comuns em Macau. Os incensos e oferendas são para alguns deuses e para Confúcio. 

Mas os chineses gostavam mesmo era de Mao Tsé-tung, tudo que ele dizia virava regra na China inteira. Por exemplo,  se o tigre não precisava escovar os dentes, os chineses também não. Essa crença ainda é percebida nos dias atuais, eis que encontram-se alguns chineses novos e até crianças com os dentes em péssimo estado, independente da classe social. Leia a notícia da Veja "Como fazem os camponeses, todas as manhãs enxaguava a boca com chá e depois mascava as folhas. Rejeitou a escova de dentes, sob o argumento de que "um tigre não precisa de escovação". O resultado, no seu caso, foi lamentável. Seus dentes foram cobertos por uma placa esverdeada e caíram todos na velhice. Ele também se recusava a usar o vaso sanitário. Quando viajou para Moscou, foi preciso levar um penico na bagagem." (http://veja.abril.com.br/270897/p_118.html).


Acesse os sites abaixo e encontrará tudo sobre Macau. Vale a pena ler, são muito interessantes.  Parabéns aos autores dos textos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Festa do Crisântemo na Alemanha

Odete Soares Rangel

Flores! Belas flores! Uma verdadeira sinfonia de cores e perfumes. Sua vivacidade assemelha-se com a nossa energia no sentir, no vestir. Estas imagens são uma pequena amostra do que acontece na festa  do Crisântemo na Alemanha (Chrysanthemun Festival). A festa é realizada anualmente na cidade de Lahr, às margens da Floresta Negra, na região de Baden-Wurttemberg na Alemanha.

Acesse o site  https://docs.google.com/viewer? e se delicie com todas as imagens publicadas. Parabéns ao produtor de tão belas imagens!





terça-feira, 20 de setembro de 2011

Viagem cultural


Odete Soares Rangel

Amigo turista, como viajar também é cultura e nos proporciona muitas descobertas e  novidades, quero dividir com você  o link http://www.revistabula.com/posts/listas/100-links-para-clicar-antes-de-morrer , que me foi enviado pelo amigo David Morim.

Trata-se de uma seleção com os 100 melhores links publicados na coluna Web Stuff, do suplemento Opção Cultural, do Jornal Opção. Ele contém o que de melhor circulou na internet nos últimos três anos, e contempla os mais díspares perfis e abrange os mais diferentes segmentos e tendências: música, livros, cinema, fotografia, ciência, tecnologia, jornalismo, mídias sociais, artes e humanidades. 

Entre essas maravilhas, estão disponibilizados:
  • Toda a obra de Wolfgang Amadeus Mozart para download; 
  • O maior acervo de arte da internet; 
  • 750 mil livros para download; 
  • 1001 álbuns para ouvir antes de morrer; 
  • O maior acervo de vídeos de jazz da internet; 
  • A obra completa de Machado de Assis para download; 
  • 10 mil jornais de todo o planeta em um só lugar; 
  • 20 mil fotos de Henri Cartier-Bresson;
  • As 20 obras de arte mais caras da história; 
  • As 100 maiores canções de jazz de todos os tempos (com vídeo e áudio incorporados).
Estou certa de que viajar através dessas leituras ampliará sua bagagem cultural. Eu amei, teste você também, pois materiais com essa qualidade devem ser usados e divulgados. Apenas faço uma ressalva para o clicar antes de morrer, que poderia ser substituída por uma frase mais positiva. Devemos reverenciar sempre a vida.  Boa leitura!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aquidauana - Pantanal Matogrossense

Odete Soares Rangel


Aquidauana é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. Situada na Serra de Maracaju a 139 km de capital de Mato Grosso do Sul, e 203 km de Bonito, a cidade de Aquidauana compreende a área norte do Estado, desde o Morrinho do Pimentel, na divisa com Corumbá eRio Verde até Anastácio, ao sul.  nome Aquidauana é de origem indígena (idioma Guaicuru) e significa "Rio Estreito". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquidauana).

Aquidauana é um convite a uma viagem inesquecível pela maior planície de inundação contínua do mundo. Você encontra diversos estilos de passeios, acomodações e guias, podendo desfrutar de conforto, mas também de aventuras.

Você pode ainda visitar e conhecer fazendas e aldeias indígenas do povo Terena, bem como desfrutar dos locais apropriados para a prática de esportes.

Ensaio Geral
Mas se você gosta da folia do carnaval, procure visitar a Aquidauana na época da micareta do Pantanal: a  Pantaneta, um carnaval comemorado fora da data oficial. A festa teve início em 1997. Até 2009, anualmente, setembro era o mês dos foliões entrarem em cena.

O objetivo da festa é óbvio, atrair turistas e arrecadar receitas. Mas os idealizadores do evento tinham uma meta estabelecida, a Pantaneta devia proporcionar mais festa e animação ao turista e mostrar menos diversidades (rios, peixes e animais silvestres).Sábia decisão, preservam o meio-ambiente e divertem as pessoas que já andam exauridas de tantas notícias ruins e tragédias. 
a
O vídeo Aquidauana http://player.vimeo.com/video/16905380 que você assistirá não deixa dúvidas de que esse é um roteiro imperdível. Inclua-o na sua programação de férias ou lazer e conhecerá esse paraíso ecológico, você ficará extasiado com tanta beleza.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bares famosos e clássicos pelo mundo

Odete Soares Rangel


http://www.flickr.com/photos/slap757/3420041590/
"1. Harry’s Bar (Veneza)
O misto de bar e restaurante é templo sagrado. Lá foram inventados simplesmente o drink Bellini e o Carpaccio, por isso o primeiro lugar da lista. Hoje, o turista que for a Veneza fará uma conexão automática com a história da gastronomia e com o prazer da boa mesa."

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prédios inusitados e curiosos pelo mundo

Odete Soares Rangel

Recebi o arquivo com as imagens da amiga Mary Weber. Uma vez que está em circulação, certamente, foi disponibilizado pelo autor a quem quero cumprimentar pelo belo trabalho.(http://ueba.com.br/b/1377-dezenov-dos-predios-mais-inusitados-e-curiosos-do-mundo/). Vou acrescentar a essas, mais uma do prédio Wonder Works que fotografei na minha última viagem aos EUA. Fiquei bastante surpresa com a forma inusitada da construção, era como se uma tempestade o tivesse arrancado do chão,  e o depositado em outro lugar   em sentido contrário. Divertido, mas louco ao mesmo tempo. Quando recebi este material, observei que esse tipo de construção não é tão raro pelo mundo quanto eu imaginava. No Wonder works são realizadas exposições de ciência matemática, física, espaço e outros. Os programas educativos e exposições são apresentadas de uma forma recreativa.



Uma biblioteca pública em Kansas City, EUA

Lutheran church in Reykjavík, capital da Islândia

Uma casa de ponta-cabeça, na Polônia

Uma casa distorcida, também na Polônia

Shopping Center Bull Ring, em Birmingham, Inglaterra

Projeto “Eden”, um jardim botânico na Cornuália, Inglaterra

Biblioteca em Nice, França

Complexo residencial do Edificio Mirado,
em Madri, Espanha

Nautilus, uma casa muito pouco usual,
situada nos suburbios da Cidade do México.

Complexo residencial Habitat-67. Montreal, Canadá

A maior casa de madeira do mundo, ficava
em Arkhangelsk, Rússia. Foi demolida em 2009.

Uma casa de Pedra em Portugal


Museu de Arte de Denver, EUA

Museu de Arte em Graz, Áustria.

Palácio Hauterive, na França.

Casas cúbicas em Roterdã, Holanda.

Casa Batlló, desenhada por Antonio Gaudi
em Barcelona, Espanha

Teatro nacional da China, em Pequim.

Esta ponte fantástica fica em Seul, Coréia do Sul.


Porto Alegre é Demais

Odete Soares Rangel

http://youtu.be/pXQ9z8sPcHI

Porto Alegre não é apenas a capital do Estado do Rio Grande do Sul. É uma cidade acolhedora, com pessoas hospitaleiras, com múltiplas atividades culturais, educacionais e de lazer. Ela tem o mais belo pôr-do-sol do Guaíba que convida a todos para desfrutarem desse espetáculo junto ao Gasômetro, onde está Centro Cultural Usina do Gasômetro. Ela tem problemas estruturais e de violência sim, mas não é diferente da maioria das cidades no Brasil.  Eu morei lá por quase 3o anos, e acho um excelente lugar para se morar.

Não deixe de ler no endereço http://vitruvius.es/revistas/read/arquitextos/09.098/129, o artigo “Porto Alegre é demais”, Um estudo da construção do imaginário da cidade de Porto Alegre através da música.

Saiba mais sobre a cidade, história, cultura, hotéis, atrações, mapas, imagens, tempo, informações do aeroporto:

                            Porto Alegre é Demais de  Isabela Fogaça
Porto Alegre é que tem
Um jeito legal
É lá que as gurias etc... e tal
Nas manhãs de domingo
Esperando o Gre-Nal
Passear pelo Brique
Num alto astral
Porto Alegre me faz
Tão Sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz
Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Do Kleiton e Kledir
Andar pelos bares
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um beijo vadio
Porto Alegre me faz
Tão Sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz
Porto Alegre é demais!