domingo, 11 de setembro de 2011

Lágrima, o refúgio da dor

Odete Soares Rangel


Este monumento criado pelo artista Zurab Tesereteli, é um marco da luta contra o terrorismo mundial, cujo presente foi enviado aos EUA pelo povo russo que solidarizou-se com a situação de 11 de setembro de 2001, quando as torres gêmeas do World Trade Center foram destruídas.

Na Península de Bayonne Harbour, Nova Jersey, EUA, o monumento foi inaugurado no dia 11 de setembro de 2006, às 14:30 horas.

Ele possui 30 metros de altura, 175 toneladas  e foi enviado da Rússia para os EUA, por autorização do Presidente Vladimir Putin.

Tesereteli consternado pela dor, deu vida ao memorial  representando uma lágrima que não era apenas a dele, mas sim a de toda a nação norte-americana. Após os ataques, ele visitou o marco zero na busca de um local adequado para prestar esse tributo às vítimas.

O monumento de aço inox e com 12 metros é muito significativo já que representa a tristeza e a dor pela perda de milhares de vidas, cujos nomes estão inscritos na base do mesmo, semelhantemente, ao Memorial do Vietnam. Segundo o que se lê, a calçada é feita de pedras e não por acaso,  sua localização está em frente à Estátua da Liberdade.

Nesta data em que novas ameaças pairam no ar, que os EUA possam prever e evitar novos ataques terroristas e preservar a vida dos norte-americanos e dos imigrantes que lá residem e trabalham.

Quando viajar aos EUA não deixe de visitar o memorial. Acesse o site abaixo e leia como foram as emoções neste 11 de setembro de 2011.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5342723-EI294,00-Com+lagrimas+e+emocao+norteamericanos+lembram+o+de+setembro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário