segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Viaje pelas cidades mais frias do mundo


Odete Soares Rangel

Vamos conhecer um pouco sobre Oymyakon, Yakutsk, Ulaanbaatar, Verkhoyansk e Astanaas,  consideradas as cidades mais frias do mundo.

Você já imaginou morar em Oymyakon, ao leste da Sibéria na Rússia, acordar pela manhã, olhar da sua janela e só ver neve a sua frente. Você imagina quantos graus estarão lá fora e dá vontade de voltar para a cama. Isso para pessoas como eu que não se adaptam bem ao frio. Para os corajosos que gostam, é um espetáculo imperdível, provavelmente correrão para a rua para admirar e fotografar. 

Em janeiro de 1926, seus poucos mais de 1600 habitantes, tiveram o recorde de temperatura mais baixa de todos os tempos em uma localidade habitada, fez 71,2°C negativos.

Conhecida como a cidade gelada, recebeu o nome de Permafrost (subsolo permanentemente congelado). Entretanto, a água do Rio Indigirka, não congela o ano todo, em virtude das nascentes de águas termais.

A cidade situa-se em um planalto, a 750 metros acima do nível do mar. Seu inverno dura nove meses, embora os habitantes tenham aprendido a conviver com a estação,   sofrem com as baixas temperaturas.

Yakutsk, localizada no Nordeste da Rússia, é a cidade mais fria do mundo na atualidade, sua temperatura média anual é de 21°C negativos. Nos verões, as temperaturas ficam na média dos  25°C positivos, enquanto que nos invernos chegam a 40°C negativos.

Farta em riquezas minerais, Yakutsk é a cidade mais importante, e também a mais habitada da região. Sua população é de aproximadamente 235 mil habitantes. Ela é rica em ouro e diamantes, provavelmente a razão das pessoas viverem lá.

Segundo a Wikipédia, uma lenda local conta que, quando o Deus da criação estava criando o mundo e distribuindo suas riquezas, ao chegar em Yakutsk teve as mãos entorpecidas pelo frio deixando cair lá todas as riquezas.Daí a razão da cidade ser tão rica.

Ulaanbaatar na Mongólia é considerada a capital mais fria do mundo. Em janeiro suas temperaturas médias são de 16°C negativos. Possui aproximadamente 819 mil habitantes. E, também, o principal aeroporto do país, o Aeroporto Internacional Chinggis Khaan.

O clima é fresco e chuvoso no verão;  nos invernos longos, o clima é seco e bastante gelado, com precipitações de nevascas.

Com 1300 metros acima do nível do mar, a cidade oferece opções de lazer, como museus de camelo e o maior mosteiro da Mongólia (500 monges).

Verkhoyansk, também na Rússia, faz parte do Polo Norte do Frio, ao lado de Oymyakon. É a terceira menor cidade do país, com pouco mais de 1400 habitantes. As temperaturas são bastante variáveis, enquanto em julho a média é de 16,9°C positivos, em janeiro apresenta 45,8°C positivos. Mas não se pode esquecer que a cidade alcançou a temperatura mais baixa em 1982, 69,8°C negativos, marca que permanece até os dias atuais.
A cidade possui clima seco, com chuva e neve apenas em algumas épocas do ano.

A última do ranking é Astana, a capital do Cazaquistão (1997). Seu recorde de temperatura é de 52°C negativos, fazendo dela a segunda capital mais fria do mundo. Sua arquitetura é futurista.

Embora com temperaturas mais amenas do que as outras quatro cidades, Astana possui temperaturas que beiram ao insuportável durante o inverno.

A cidade que já teve vários outros nomes, passou a se chamar Astana em 1998. Construída a partir do nada, da mesma forma que Brasília, hoje possui em torno de 800 mil habitantes,  com uma evolução populacional crescente.

Se você gosta de muito frio e acredita que sobreviverá com esses climas, visite uma dessas cidades.  Depois conte para o mundo sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário