quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pousada Ocas do Índio, um paraíso a ser desbravado

Odete Soares Rangel

A evolução dos meios de hospedagem e entretenimento é uma crescente no mundo. Surgiram meios de hospedagem alternativos e independentes, que passaram a ser buscados por viajantes com outros objetivos que não só o turismo. Foi com essa visão que o proprietário Adalberto Barreto criou a pousada “Ocas do Índio” na Tabuba do Morro Branco (Beberibe), a aproximdamente 80 Km de Fortaleza. 
 
A palavra oca, de origem Tupi, é uma das designações dadas às casas indígenas. A pousada é um local parasidíaco, harmonioso e rodeado de paisagens naturais. Com uma arquitetura original indígena, oferece cabanas feitas de tronco e palha de carnaúba, suítes de cipó bambu e alvenaria, bem como a possibilidade de o hóspede deleitar-se usando as redes de tucum, com vista para o mar, num lugar calmo e sem poluição.

pousada de compõe de:
  • apartamentos e ocas,
  • restaurante do cacique,
  • suíte do pajé (tratar sua paz espiritual),
  • área de lazer com piscina, 
  • auditório para eventos e reuniões.


O  proprietário, psiquiatra e antropólogo Adalberto Barreto criou esse ambiente com esmero e simplicidade.  O principal objetivo foi torná-lo propício para que ele pudesse ministrar seus cursos de relaxamento e de reconquista da auto-estima.  


Minha amiga Dulce Volpato Quintavalle acabou de voltar da pousada, onde participou de um evento chamado "Cuidando o Cuidador", uma Terapia Comunitária, e afirma ter voltado renovada. Ela recomenda a experiência para quem quiser descobrir-se e ter momentos de interioridade. As fotos deste Post foram gentilmente cedidas por ela.

Na pousada você tem a sua disposição massagens Anti-Estresse, Arte Terapia, Lual - Programa de Índio e Excursões. Os cursos são diversificados, mas visam construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. 
Dulce e mana Tere nas Falésias


2 comentários:

  1. olha onde andou minha amiga... é isto aí, guria... a Dulce sabe das coisas boas da vida.Achei linda essa pousada e muito original. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ivonita,

    É bom receber o comentário dos amigos sobre meu trabalho. E nossas amigas que não o fariam, merecem.

    Um grande beijo,

    ResponderExcluir