segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Urubici, uma cidade integrada à natureza

 Odete Soares Rangel

Foto de Sandro BR : no mapa, no Google Earth (KML)
Urubici foi criado pela lei nº. 274, de 06 de dezembro de 1956 e instalado em 03 de fevereiro de 1957. 

Está localizado no Sul do estado, a uma distância de 170 Km de Florianópolis. A população  é  de, aproximadamente, 10700 habitantes.

A foto de Sandro fala por si só, parece uma pintura e retrata bem a cidade. Ela é fantástica. Parabéns Sandro.

Você pode começar sua viagem por este post olhando o vídeo Região das Serras Santa Catarina Brasil  no you tube. http://www.youtube.com/watch?v=E0RctGVXKNI.

Apesar das inúmeras leituras e pesquisas, não foi possível definir com certeza a origem do nome Urubici. Assim estou registrando as versões encontradas. Fiz consultas a respeito, mas até o fechamento do post, não obtive o retorno.

A origem do nome Urubici, é kaigang, grupo tupi-guarani, cujo significado é "mãe das águas frias", mas recentemente, na obra Urubici e suas Belezas naturais, em 2010 novo significado foi resgatado e de mais sentido, que o poetico, sabio, "mãe das águas frias". (http://wikimapia.org/702435/pt/Urubici). Não menciona qual seria o novo significado.

A origem do nome de nosso município, segundo descrição de exploradores, é de um silvícola que acompanhava uma das expedições e encontrou um pássaro morto as margens de um rio, então exclamou "Urubici", querendo dizer "Olhe ali um uru, Bici" — URU (ave galinácea do Brasil, típica dessas paragens) — BICI (nome de seu colega indígena)". (http://www.urubici-sc.com.br/cidade/historia.asp).

Segundo Norberto Bachmann, o termo Urubici é de origem indígena cujo significado é: "uru" - pássaro; "bici" - liso ou lustroso". (http://www.urubici-sc.com.br/cidade/historia.asp).

Uma versão para o nome atual do Município conta que a expedição dos pioneiros Manoel Saturninio de Souza Oliveira e José Saturninio de Oliveira era acompanhada de indígenas e um deles, ao avistar um galináceo típico da região, teria exclamado “urubici”, que significa pássaro lustroso. Segundo outra versão, a expedição avistou um rio denominado Urubici, que mais tarde deu origem ao nome do Município. (Fonte: Proder On Line in http://www.serracatarinense.com/urubici/acidade.html).
                                                 
Conta a história que o município era habitado pelos indios  Bororós, os quais foram expulsos da região quando chegaram os primeiros colonizadores vindos de Tubarão, São Joaquim e Bom Jesus. Mas no tempo em que ali estiveram, os índios deixaram sua marca registrada em cavernas e inscrições rupestres espalhadas por todo o território, atraindo pesquisadores de toda parte do mundo.

Em meados de 1924, foi a vez dos imigrantes italianos, alemães e letões se instalarem na cidade.

A cidade está cercada de rios, montanhas e cachoeiras, cuja paisagem repleta de beleza natural atrai visitantes e adeptos do eco-turismo de vários lugares.  As baixas temperaturas do clima serrano com incidência de neves e geadas no inverno, atraem turistas de todas as partes do mundo.

Os pontos turísticos são muitos e  exigem fôlego dos visitantes. Não deixe de visitar as inscrições rupestres dos tempos das cavernas (Serra do Corvo Branco), a Gruta Nossa Senhora de Lourdes (queda d'água por um paredão de pedras, altar com imagens sacras)  e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Urubici
A igreja é linda, moderna e com frente para todos os lados. O projeto arquitetônico em estilo gótico e  formato de arcos caracterizando uma cruz, possui na cúpula a coroa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira da cidade.

Outras atrações imperdíveis são: 
1. Aquífero Guarani, maior depósito de água potável do mundo,
2. Cascata Véu da Noiva, além de ser um cartão postal da cidade,
3. Cascata do Avencal com queda livre d'água numa altura de 100 m, um convite para os amantes do rapel.

Bastante interessante são as lendas existentes sobre alguns locais de Urubici. Segundo uma lenda indígena, um índio chamado BICI, que veio desposar uma índia do lado de Santa Tereza, foi morto no caminho. A india apaixonada debruçou-se no monte e chorou tanto, que suas lágrimas  originaram a Cascata Véu da Noiva.

A Serra do Corvo Branco também tem sua lenda. Fala de um caboclo, que andando pela área achou um ninho de pássaros brancos e levou-os para casa. Esses, à medida que cresciam trocavam de cor, ficavam pretos. Eram Corvos! Se você olhar para as encostas íngremes, poderá perceber a figura do corvo no alto.

Existem outras lendas sobre tesouros enterrados. A mais antiga seria a que registrei quando falo da pedra furada.

Se você gosta de emoções fortes, visite o Morro da Igreja, mas não esqueça de levar agasalhos. Com 1828m de altura, é o ponto mais alto da Serra Geral, uma das maiores reservas ecológicas das Américas.
 
http://pt.wikipedia.org/
No cume do morro, de propriedade da Aeronáutica, está instalado o observatório da CINDACTA II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), destinado ao controle do tráfego aéreo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A pedra furada, uma formação rochosa curiosa, pode-se dizer uma escultura natural em forma de janela, que liga formações rochosas à exuberantes e preservadas matas nativas. Lendas contam que os Jesuítas esconderam quarenta cargueiros de ouro e prata em frente à janela furada, antes de serem expulsos pelos índios.

A pecuária e a agricultura são a base da economia local, Urubici é o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina. Também é a segunda maior estação de trutas do país. Cultiva, ainda, erva-mate, maçã e mel.

Os fazendeiros da região criaram o turismo rural, adaptando suas fazendas centenárias para receber hóspedes. Sua marca é a hospitalidade, aliadas a esta, têm-se a comida farta e saborosa e a oferta de atividades ao ar livre que integram o visitante à natureza. Quanta paz num lugar assim, imperdível!

Entre os eventos que se realizam na cidade estão a FENAHORT - Festa Nacional das Hortaliças (março), o Campeonato de Pesca de Truta em Rio (outubro), Enduro das Neves com campeonato de Motocross, torneios de laço, bailes gauchescos e feiras de gado.

Na área gastronômica, você encontra comida típica serrana, pratos com Trutas e Frescal, bem como fundi de todos os tipos.

viajandotranquilo.blogspot.com
O destaque final da região fica por conta da Serra do Rio do Rastro, são aproximadamente 12 km de extensão preenchidos por curvas encravadas na rocha, a 1460 metros de altura, na Serra Geral. A maioria das pessoas considera um um espetáculo da natureza. Eu concordo, mas percorrer o trajeto pode levar o expectador ao êxtase ou ao pavor, dependendo da coragem e espírito de aventura que possua.

E nas minhas incansáveis pesquisas, me deparei com o livro “Urubici e Suas Belezas Naturais – Uma História na Serra Catarinense” de autoria de Julieta Alice Buratto, Luciano Grütner Buratto, Orquiso Rei de Oliveira e Noeli Menezes Soares. Vale a pena ler!

Se quiser conhecer mais sobre a cidade, história, cultura, gastronomia, meios de hospedagem, programação,etc. sugiro acessar os sites relacionados a seguir. Eles são muito interessantes!
                                             http://portaldeurubici.com.br/urubici/

Você pode ainda acessao o endereçohttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=gmail&attid=0.1&thid=132b341b68976530&mt=application/vnd.ms-powerpoint&url e ver a apresentação preparada por Edison Piracicaba, muito linda e ilustrativa.


Vamos valorizar o trabalho dos escritores. A "gente" investe em pesquisas para trazer informações fidedignas e novidades para você!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Agradeço ao Sr. Anselmo Nascimento/Mural/SerraSC que gentilmente enviou-me os esclarecimentos sobre a verdadeira origem do nome Urubici.

    "O nome Urubici vem do dialeto m'bya do Guarani. Uru significa "ave" e bici "assado". Urubici quer dizer ave assada, possivelmente um dos pratos prediletos dos primeiros habitantes."

    Fonte: Buratto, Luciano Grüdtner, Buratto, Julieta Alice , Menezes, Noeli,
    Oliveira, Orquiso Rei de. URUBICI e suas belezas naturais: uma história na serra catarinense. Urubici (SC) : Grafine Gráfica e Editora Ltda, 2010. p. 3

    ResponderExcluir