terça-feira, 12 de julho de 2011

Fortaleza dos Reis Magos

Odete Soares rangel

Fortaleza dos Reis Magos - 2011
A construção da Fortaleza dos Reis Magos, na Praia do Forte, marco colonizador portugues, teve seu início no dia 06 de janeiro de 1598, portanto dia dos Reis Magos, daí a origem do seu nome.

Fortaleza, no dicionário de simbolos de Udo Becker, significa símbolo geral de proteção, abrigo, frequentemente também símbolo da retirada do mundo, do diálogo interior com Deus ou consigo mesmo. Castelo.  

A esquadra de Manoel Mascarenhas Homem foi a responsável pela edificação da fortaleza. O projeto é do arquiteto Frei Gaspar de Samperes e a arquitetura do prédio de 2.808,93 m2, assemelha-se as construções coloniais portuguesas. Ela foi o marco inicial da cidade de Natal, fundada em  25 de dezembro de 1599. Em meados de 1628, a Fortaleza fora concluída. 

Fortaleza dos Reis Magos - 2011
O seu formato de estrela possibilitava a instalação de canhões nas suas cinco pontas, era dessa forma que se defenderiam das ameaças vindas de todas as direções. 

Em dezembro de 1633, onze navios aportaram em Ponta Negra. Os invasores não encontraram resistência,  uma tropa tomou conta da vila e a outra seguiu em direção a Fortaleza. Esta contava com apenas 85 homens, ao passo que o invasor dispunha de 800. A artilharia da Fortaleza não teve como impedir o acesso à barra. A batalha durou 4 dias, na manhã do dia 12 amanheceu hasteada a bandeira branca na Fortaleza. A data de 20 de dezembro foi um marco importante para a Fortaleza. Ela passou a ser denominada de "Kasteel Keulen", em homenagem ao Diretor da companhia holandesa, presente na conquista.

As literaturas dão conta de que em fevereiro de 1654, o general Português Francisco de Figueiroa vem recebê-la, mas a praça havia sido abandonada. E que a Fortaleza foi desmilitarizada em maio de 1907. Seus primeiro e último comandantes foram o general João Rodrigues Colaço e João da Fonseca Varela, respectivamente.  

Ponte Newton Navarro - 2011
Com uma localização estratégica privilegiada, às margens do Rio Potengi e do Oceano Atlântico, hoje próximo à  Ponte Newton Navarro, a Fortaleza foi palco de grandes batalhas.

A Fortaleza dos Reis Magos que funciona como museu, permite ao turista visitar o marco do descobrimento do Brasil (originalmente fixado na praia dos Touros), os alojamentos, as prisões, os canhões e uma capela com poço de água doce.


Marco de Touros - 2011
Na fortaleza encontramos o monumento português mais antigo do Brasil, o Marco de Touros (1501). O Marco original em pedra Portuguesa foi chantado no Brasil em Agosto de 1501, pelo Navegador Gaspar de Lemos e  representa o primeiro marco de posse portuguesa em terras que viriam ser o Rio Grande do Norte.

O Marco, feito em pedra lioz, apresenta no primeiro terço, a Cruz da Ordem de Cristo em relevo e, abaixo, as armas de D. Manuel, Rei de Portugal : cinco escudetes em cruz, com cinco bestantes em santor, sem a bordadura dos castelos. Conhecido popularmente como Marco de Touros, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Segundo o historiador Câmara Cascudo, a Cruz de Cristo significava a autonomia do rei sobre as terras conquistadas para a difusão da fé cristã.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, a Fortaleza foi construída no fim do século XVI pelos protugueses. Porém, entre 1633 e 1654, Natal (então batizada de Nova Amsterdã) ficou sob domínio holandês.   O Marco de Touros foi chantado em território potiguar no dia 07 de agosto de 1501, pela expedição portuguesa cujo comandante tanto pode ter sido André Gonçalves quanto Gaspar de Lemos.  


Réplica dos Três Reis Magos - 2011

Marco do Testemunho - 2011
 
Caminho para a Fortaleza

Capela e Fortaleza
Vista da ponte Ponte Newton Navarro - 2011
Leia mais nos endereços:

Nenhum comentário:

Postar um comentário