sábado, 2 de julho de 2011

Fortaleza, a cidade do sol

Odete Soares Rangel

Foto de Odete Rangel
Fortaleza é famosa não apenas pela beleza de suas praias com areias brancas, mas por sua noite badalada, culinária regional diversificada, artesanato, clima ensolarado com temperatura média de 26°C, e pessoas fantásticas e acolhedoras. Um exemplo destas, tivemos o prazer de encontrar no Hotel Ponta Mar onde ficamos hospedados.

Fortaleza é a cidade natal de Rachel de Queiroz e José de Alencar. Alencar escreveu o romance Iracema que narra a história do romance entre "a virgem dos lábios de mel" Iracema e o português Martim Soares Moreno.

Monumento de Iracema
Foto de Odete Soares Rangel
Junho 2011
 Diz a lenda, que o lugar onde foi enterrada (beira de um rio e pé de um coqueiro) foi denominado de Ceará. Em homenagem a obra do escritor foi erguido O monumento de Iracema, na praia do Mucuripe, em 1965, pelo escultor Corbiniano Lins.

A gastronomia cearense é formada por frutos do mar, receitas com carne-de-sol feita com macaxeira, jerimum, paçoca, panelada e carneiro. O queijo coalho é presença constante na culinária.

Nas serras cearenses, o baião-de-dois, a galinha à cabidela, o feijão verde com nata, mungunzá salgado, piquizada, cozido cearense, costeleta de porco guisada e capote guisado são pratos muito apreciados.

Os peixes estão em diversas receitas, peixe na telha, ao molho de camarão ou peixada cearense. O camarão e a lagosta ao alho-e-óleo são receitas simples, mas muito saborosas. Lagosta à thermidor, caranguejos, moqueca de arraia, ostras e caldos são outras especialidades. 

Telmo Rangel
Beach Park 2011
 E por falar em caranguejos, achamos curioso um prato oferecido no Beach Park em Fortaleza caranguejos com duas caipiras. Eu amei!
Odete Rangel
Beach Park 2011

Entre os doces, pode-se citar a canjica, mungunzá doce, mousse de caju, cuzcuz, bolos e tapiocas. A tapioca possui receitas salgadas variadas.

Bares, boates, restaurantes e festas diversas dão um colorido especial à noite em Fortaleza. No Centro Cultural Dragão do Mar, na praia de Iracema, você desfruta de excelentes bares, restaurantes, boates, museu, teatro e cinema.

As festas nas barracas da Praia do Futuro e a tradicional caranguejada nas quintas feiras duram até a madrugada.

A Feira de Artesanato da Beira Mar em frente ao Praiano Hotel na Beira Mar é um convite ao consumismo, lá você compra de tudo: rendas, artesanato em geral, lembrançinhas, roupas pessoais e de cama, mesa e banho, etc. O Centro de Artesanato do Ceará (Ceart) e o Mercado Central são outras opções imperdíveis.

Há shoppings e lojas espalhados por todas as partes, o Shopping Iguatemi é o maior da cidade com mais de 300 lojas. Tem atividades para todos os gostos.

Vale a pena conhecer Fortaleza! E para homenagear a cidade, lá vai sua poesia.

FORTALEZA, UM CENÁRIO FASCINANTE!

por: Lourdes Neves Cúrcio

Cidade-Luz que cativou-me simplesmente
Por seus encantos, sua receptividade
Pela magia e exuberância de suas praias
Sua vibração, seu humor, sua história
E a simpatia colossal de sua gente!

Seus verdes mares, céu azul, verão constante
Sua cultura, suas rendas, sua arte
A carnaúba, a onda mansa a crepitar
A jangada colorida a deslizar
Nossa Senhora da Assunção a abençoar!

Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel
Cuja presença em seu seio é marcante
Silenciosa, muito deve se orgulhar
Em compor esse cenário fascinante!

Fortaleza, obra-prima esculpida
Pelas hábeis mãos da sábia natureza
Que permite ao sol mais tempo iluminá-la
Deixa a brisa incessante acariciá-la
E a reveste de original beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário