domingo, 10 de julho de 2011

O maior cajueiro do Mundo

Odete Soares Rangel


O maior Cajueiro do Mundo,  o Anacardium occidentale (nome científico), está localizado na praia de Pirangi, distante 28 km de Natal e na divisa deste município com Nísia Floresta. Ali o cidadão Sylvio Pedrosa possui um sítio, onde se encontra o cajueiro ou o "polvo" nome que lhe foi atribuído pelos moradores locais em razão de seu crescimento desordenado na horizontal e sinfonia inacabada de galhos. É fácil compreender porque a árvore entrou para o Guiness Book em 1994. 

Atualmente, está com aproximadamente 111 anos,  8.500 m² de área, e continua se expandindo. Comentava-se, anos atrás, que sua copa correspondia a 70 cajueiros de porte normal, dispostos lado a lado. Atualmente, esta última informação deve ter mudado, haja vista o crescimento infinito da árvore.
 

A explicação dos estudiosos é que a planta sofre de uma anomalia genética. O guia local disse que na época de safra (setembro a dezembro), a árvore produz uma enorme quantidade de frutos que podem ser saboreados pelos visitantes. Estes, certamente, ficam encantados com o que vêem, lá está o cajueiro imponente e frondoso, com seus frutos saborosos que podem ser provados, ao abrigo da sombra produzida pelo cajueiro.

Estima-se que a altura da árvore varie em torno de 5 a 10 metros de altura. Nas fotos pode-se perceber os incontáveis ramos tortuosos, entrelaçados e multiplicados para todos os lados. Antes de conhecê-lo, imaginava uma árvore muito alta, com uma sombra fechada e imensa, fiquei surpresa com a forma desordenada de crescimento. Pode-se observar também o curioso formato do fruto, uma noz em formato semelhante a um rim humano.

Com todas essas peculiaridades, o cajueiro torna-se ponto de parada obrigatória para quem visita Natal  e gosta de novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário