sábado, 16 de junho de 2012

Praça de Encruzilhada do Sul, uma revitalização necessária

Odete Soares Rangel

Encruzilhada do Sul! Esse foi o nome que recebeu a cidade que outrora era denominada de Santa Bárbara de Encruzilhada. Diz a história que os primeiros habitantes se instalaram ali no Capivari, no período de 1715 a 1766. Os povoadores pioneiros vindos de Rio Pardo, São Paulo, Açores e Laguna  teriam se instalado onde atualmente existe a praça Barão do Quarai, dali teriam criado um acesso (Av. Rio Branco) até a capela de Santa Bárbara (foto). Esse acesso recebeu o nome de Rua Direita,  em 1850.

Tenente General Francisco José de Souza Soares de Andréa assinou a lei n° 178 de 19 de julho de 1849, a qual concedeu autonomia política ao município que teve sua primeira Câmara de Vereadores instalada em 1850. Surge então o Município de Encruzilhada, o qual foi elevado à cidade em 1938, e sete anos mais tarde, passou a denominar-se Encruzilhada do Sul, nome mantido até hoje.

Foi nessa cidade que nasci e vivi parte da minha juventude. E era nessa praça que aconteciam os encontros com amigos e familiares para observar o movimento na cidade, guarda de pira em tempos escolares, descanso em horário de intervalos de trabalho, e principalmente em momentos para revigorar as energias junto a natureza. Minha mãe adorava essa praça e a igreja.

Hoje a notícia sobre sua revitalização dividindo opiniões circula na mídia. É certo que a praça faz parte da identidade cultural da cidade e não pode ser destruída, mas a revitalização  é necessária e faz parte dos projetos de modernização de qualquer administração que queira melhorar, modernizar e fazer a manutenção em áreas e monumentos históricos.


Diz a Administração que ouviu as reivindicações da população,  e que contratou uma empresa de paisagismo para realizar o projeto. Embora não conheça os parâmetros das negociações, parece que o mesmo está  bem embasado. Existem dois pontos importantes no projeto: o acesso para portadores de deficiência e a rearborização.  Além, é claro, da modernização da praça. Se há recursos financeiros disponíveis para a execução do projeto, creio que ele faz parte das revitalizações dos tempos modernos, dos quais é impossível fugir. 


Leia a matéria para entender melhor o assunto.  E quando passar pela cidade conheça a praça. Sente no banco, respire um ar puro. Ela deverá ficar bem mais bonita após a revitalização.



15/06/2012 - 16h24

"Obra em praça histórica gera polêmica em Encruzilhada

Projeto de revitalização está orçado em R$ 50 mil
Foto: Divulgação
Clique para Ampliar
A revitalização da praça Doutor Ozy Teixeira divide opiniões em Encruzilhada do Sul. Durante a manhã e a tarde desta sexta-feira, 15, um grupo de pessoas, entre elas representantes políticos, esteve reunido em torno do local para protestar e tentar impedir as modificações que estão sendo feitas pela administração municipal. Os manifestantes alegam que o projetodeveria ter sido discutido com a comunidade.
A reforma, idealizada pela Secretaria de Obras, está orçada em R$ 50 mil e prevê a pavimentação dos caminhos internos da praça, que antes eram de chão batido; acessos para portadores de deficiência e rearborização. A conclusão das obras está prevista para o meio do ano que vem.
De acordo com o secretário de Obras, Celso Lino de Souza, foram tomadas todas as medidas legais para a realização do projeto. "Após ouvirmos reivindicações da própria população, contratamos uma empresa de paisagismo para tornar a praça novamente um local de encontro para a comunidade", afirma. "Acreditamos que as mudanças na praça competem à administração e estamos dentro da legalidade", completou. Ainda no final da tarde, uma reunião no Ministério Público irá discutir o projeto.
A praça, que fica em frente à Igreja Matriz de Santa Bárbara, é o principal ponto de referência do município. Tem este nome em homenagem ao último intendente municipal e também primeiro prefeito do município, Ozy Teixeira. O lugar, inaugurado em 1909 também já foi chamado de praça Municipal, da Igreja, Conde d"Eu e Júlio de Castilhos.

Projeto prevê rearborização de ponto histórico de Encruzilhada do Sul"


fonte: Redação Portal Gaz

Em recente visita pela cidade (Julho 2012) fui ver como a praça ficou. Confesso a você que enquanto as plantas não crescerem ela me pareceu meio desnuda, sem a vitalidade de antes, mas creio que no futuro ela volte a ser a praça que um dia fora, porém mais modernizada e que continue despertando nas pessoas o desejo de ali sentar-se para o tradicional bate-papo e chimarrão com a família e os amigos. (Fotos de Odete Soares Rangel).








 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário