sábado, 1 de dezembro de 2012

Turismo Rural

Odete Soares Rangel  

A Zero Hora, de 30.11.2012, traz a matéria de título Conheça roteiros de turismo rural no RS selecionados para atrair estrangeiros. Você poderá ler a matéria completa clicando no link http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/11/conheca-roteiros-de-turismo-rural-no-rs-selecionados-para-atrair-estrangeiros-3966687.html.   


Leia os cinco roteiros sugeridos pela matéria.


"OS CINCO ROTEIROS

O Vale dos Vinhedos como marca
Estabelecida na Linha Leopoldina, interior de Bento Gonçalves, a família Larentis se dedica ao cultivo da uva há três gerações. Há pouco mais de 10 anos, depois de escoar a produção para uma vinícola da região, o patriarca Cilo juntou-se ao filho Larri para criar seu próprio vinho, que passou a integrar o roteiro do Vale dos Vinhedos. Atualmente, a vinícola produz cerca de 90 mil litros anuais e, do total, cerca de 30% são vendidos aos turistas que chegam à região. Outros 40% são enviados para São Paulo.
– O fluxo de turistas permitiu que a família criasse seu negócio, e a presença do turismo faz com que a marca seja conhecida em todo o Brasil – reconhece o enólogo André Larentis, neto de Cilo.
O Vale dos Vinhedos reúne 31 vinícolas ligadas à Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), responsável pela produção de 20% dos vinhos finos e 25% dos espumantes nacionais. A região reúne ainda 39 empreendimentos, como hotéis e pousadas. O número de turistas subiu de 200 mil em 2010 para
228 mil em 2011 e deve crescer entre 15% e 20% a cada ano.
– O turismo evitou o êxodo rural. Cerca de 80% da produção é comercializada direto com o consumidor final – afirma Rogério Valduga, presidente da Aprovale.
Mais detalhes do roteiro estão no site www.valedosvinhedos.com.br.
Investimento às margens da rodovia
Criada em 1997, a rota Caminhos da Colônia teve como objetivo desenvolver a região da RS-122, no caminho alternativo que liga Caxias do Sul a Flores da Cunha. A ideia era promover vinícolas e criar uma nova fonte de renda. A família Zanrosso, que mantém desde 1937 uma vinícola em Caxias do Sul, foi uma das beneficiadas. O comércio feito praticamente só com a região e alguns pontos da Capital mudou. Com o turismo, 50% da produção anual de 400 mil litros passou a ser destinada aos visitantes.
– Com a rota, começamos a investir em turismo. Isso nos incentivou a pensar nesta área como uma alternativa de renda – conta Tobias Zanrosso, um dos proprietários da vinícola.
Mais detalhes do roteiro em www.caminhosdacolonia.com.br.
Progresso no Caminhos de Pedra
O Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, recebeu os primeiros turistas em maio de 1992. Em duas décadas, são 19 empreendimentos envolvidos, na maioria, pequenos produtores, que foram visitados por mais de 66 mil pessoas em 2011. Uma das pioneiras é a Cantina Strapazzon, criada pelo casal Cristiane e Vilso, que vende vinhos, sucos, salames e queijos em uma casa de 132 anos, cenário do filme O Quatrilho.
– Se não fosse o turismo, nossa comunidade estaria esquecida. Temos asfalto, telefone e internet, e outras pequenas propriedades foram beneficiadas – afirma Cristiane.
A preservação do patrimônio histórico e da cultura italiana foram os principais motivos para a criação do roteiro turístico, que emprega cerca de 150 pessoas diretamente, conforme o presidente da Associação Caminhos de Pedra, Cassiano Cavalett:
– Sem o roteiro, muitas pessoas da região teriam deixado a agricultura.
Os atrativos do caminho podem ser conferidos no site www.caminhosdepedra.org.br.
Para ver o campo de Porto Alegre
Com a segunda maior área rural entre as capitais brasileiras (30% do território), Porto Alegre preserva, em 165 quilômetros quadrados, uma produção de 35 itens agrícolas. Para incentivar a atividade turística, foi criado o Caminhos Rurais, no final da década de 1990, com 27 empreendimentos e seis atrativos públicos na zona sul da cidade.
Um deles é o Cambará Centro de Eventos. A propriedade abrigava um haras de cavalos, virou pousada e recebeu em 2011 mais de 1,3 mil visitantes. Também produzindo orgânicos e piscicultura, obtém 60% da renda com o turismo.
– Um de nossos objetivos é reforçar a identidade dos gaúchos e sua ligação com o campo – diz o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.
Detalhes sobre a rota no site www.caminhosrurais.tur.br.
Na terra do cinema, o agroturismo tem seu espaço
Produtores e prefeitura iniciaram em 2003 um trabalho para levar o público que conhecia atrações como o Festival de Cinema e o Natal Luz ao interior de Gramado. Surgiu o Roteiros de Agroturismo.
Há 80 anos produzindo vinho artesanal, a família Lazaretti, que tem o empreendimento no roteiro do filme O Quatrilho, viu aumentar em 30% a renda depois que começou a fazer parte da iniciativa turística. Por ano, são produzidos 8 mil litros de vinhos e 1,5 mil litros de sucos, vendidos aos visitantes da rota. A renda extra ajudou a manter os mais jovens na atividade rural.
– Melhoramos nossa qualidade de vida, conseguimos ampliar a vinícola e nos qualificamos para produzir vinhos, sucos e geleias melhores para vender aos turistas – ressalta Leila Lazaretti, uma das proprietárias.
Além do roteiro O Quatrilho, formam os caminhos turísticos os roteiros Tour no Vale, que destaca a vegetação nativa e a paisagem natural de Gramado, e o Raízes Coloniais, que resgata a história dos primeiros colonizadores que se instalaram no município.
– Queremos incluir o meio rural também como ponto alto do turismo de Gramado, agregando renda e mantendo as famílias no campo – diz a secretária de Turismo do município, Rosa Helena Volk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário