quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leitor dá dicas sobre os principais pontos turísticos da China

Odete Soares Rangel


Leitor dá dicas sobre os principais pontos turísticos da China. Esse é o título da matéria da Zero Hora de hoje, na qual são comentadas as belas experiências de Beto Conte por esse país asiático, cuja cultura nos fascina. Veja a matéria na íntegra.

"Beto Conte viajou pelo China durante três semanas em setembro deste ano e conta suas experiências no país asiático.

Leitor dá dicas sobre os principais pontos turísticos da China Beto Conte/Arquivo Pessoal
Povoado da minoria étnica Naxi, Lijiang foi reconstruído após ser destruído por um terremoto em 1996Foto: Beto Conte / Arquivo Pessoal
Beto Conte
Nosso tour começou por Pequim, capital do país, com sua Cidade Proibida e A Grande Muralha, seguindo para Xian e seu exército de terracota de mais de 2 mil anos. Atingimos o teto do mundo no Tibete, visitamos os pandas gigantes em Sichuan e as minorias tribais na província Yunnan.


Confrontamos essas imagens bucólicas com toda a modernidade de Xangai, símbolos da potência econômica chinesa. Confira os highlights:

PEQUIM

No coração histórico de Pequim, encontra-se a Cidade Proibida, palácio imperial por quase cinco séculos. O maior palácio do planeta, construído no início do século 15 com 720 mil m2. Outra visita obrigatória é a Muralha da China, iniciada em 221 a.C. pelo primeiro imperador e reforçada na dinastia Ming no século 15, chegando a atingir 8.856 quilômetros.

XIAN

Centro político da primeira dinastia chinesa, da próspera Han e da refinada Tang – foi capital imperial por mais de mil anos. Na tumba do primeiro imperador está o famoso exército de terracota de 2,2 mil anos, onde cada um dos 6 mil soldados tem feições e adereços próprios.

LHASA

O Tibete havia sido uma das mais marcantes experiências de minha vida. Retornei após 25 anos a Llasa – a capital tibetana –, que fica a uma altitude de 3.650 metros, e a primeira coisa que fiz foi admirar o Potala – antiga residência do Dalai Lama, líder religioso do povo budista. Segui depois ao Templo Jokhang, centro religioso e de peregrinação há mais de 1,3 mil anos.

CHENGDU

As atrações na província de Sichuan é o Buda de Lesan, o maior do mundo esculpido no paredão de arenito na confluência de três rios, e os pandas gigantes no Panda Breeding Research Center.

LIJIANG

Povoado charmoso da minoria étnica Naxi, nas montanhas da província de Yunnan. Destruída pelo terremoto de 1996, foi reconstruída exatamente no plano urbano antigo e materiais e técnicas arquitetônicas tradicionais.

GUILIN

A partir de Guilin, visita-se ao po- voado de Longsheng, com suas minorias tribais e terraços de arroz. Uma experiência inesquecível é navegar pelo Rio Li até Yangshuo, observando a vida rural com sequência de montanhas ao fundo – como uma pintura clássica das paisagens chinesas. Outra atração imperdível é o show de som e luz do renomado diretor chinês Zhang Yimou utilizando o cenário natural do rio.

XANGAI

A mais próspera cidade da China é uma mistura de metrópole moderna e tradicional. A contemporaneidade em Pudong onde se sobressai a Oriental Pearl TV Tower, com sua composição de esferas simulando “pérolas”.

No Jardim de Yuyuan da dinastia Ming, o estilo clássico chinês com templos e lagos. Na região da antiga concessão francesa, todo o charme europeu com suas avenidas sombreadas com cafés e restaurantes."

Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/viagem/noticia/2012/11/leitor-da-dicas-sobre-os-principais-pontos-turisticos-da-china-3965451.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário