sábado, 15 de outubro de 2011

Egito e seu tesouro arqueológico

Odete Soares Rangel

Egito, um lugar de mistério e de magia, abriga um famoso tesouro arqueológico e sua história de templos, pirâmides, múmias e tumbas. Mais pessoas do que imaginamos sonham em conhecer o que leem nos livros sobre os egípcios. Os fatos narrados aguçam a curiosidade e o desejo de conhecer mais sobre a civilização egípcia e o complexo de Gizé, onde estão as pirâmides. Especialmente, despertam o interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas.

Pirâmides de Gizé
Infoescola.com
Pensar Egito, lembra-nos o deserto de Saara, as três maiores pirâmides: Quéops, Quéfren ou Kefren e Miquerinos que foram construídas em torno de 2500 a.C. com o objetivo de conservar o corpo e os pertences dos faraós.


Quéops é a mais alta (137m). Certa vez li em algum periódico que esse tamanho seria proporcional ao poder do faraó de igual nome.

A construção dessa suntuosidade durou aproximadamente 20 anos, durante os quais homens livres carregaram 2,3 milhões de blocos para erguê-la. 

No interior da pirâmide de Quéops há a Grande Galeria e a câmara mortuária do rei, na qual o faraó foi sepultado com seus tesouros.

No complexo de Gizé, também, está a famosa esfinge (corpo de leão, rosto de homem) podendo tratar-se de Quéfren, filho de Quéops. Ela foi construída no reinado de Khafre por volta de 2465 a.C. 

Um roteiro sugerido é um cruzeiro pelo rio Nilo, com destino a Luxor (antiga Tebas), onde poderão ser visitados os Templos de Luxor, Hatshepsute e Karnak (homenagem ao Deus Amom).  Mas você pode optar pela viagem de avião ou de carro se você gosta de dirigir (720Km). 


O Templo de Luxor (em homenagem a Amon-Ra) teve a maior parte construída pelo faraó Amenhotep III, em frente ao portão há um obelisco. 

As melhores opções são fazer as visitas pela manhã quando ainda tem poucos turistas ou ao anoitecer quando poderá desfrutar de um espetáculo de luz e som exibidos no caminho das ruínas.

Há ainda o Templo de Isis (deusa da vida) na ilha de Philae, à noite fica mais encantador pelas luzes e som locais. No mito, a deusa Isis teria feito Osíris (seu grande amor) renascer, ele havia sido assassinado e esquartejado pelo próprio irmão Seth, o qual teria espalhado seus restos mortais por todo o Egito. Isis teria reunido os pedaços e  o ressuscitado. Templo de Isis foi removido do sítio original para a um local mais elevado na ilha de Agilika, em virtude da inundação causada pela represa de Assuã.

Ramsés II
Wikipédia
E guarde um tempinho para visitar o Templo Abu Simbel (1300 a.C.) situado a 280 Km de Assuã, onde estão os templos de Ramsés II e Nefertari (sua esposa), dedicados respectivamente ao deus Amon-Ra e à deusa Hathor.  Mas na literatura também encontramos a informalção de que a criação do Templo teria sido ordenada por Ramsés II em homenagem a si próprio e como forma de identificá-lo como um Deus na terra.

Na entrada do Templo de Ramsés II, observam-se quatro estátuas com a imagem do faraó, esculpidas em uma única rocha. Nas datas de 22 de fevereiro (aniversário dele) e 22 de outubro (sua coroação), a luz do sol ilumina a estátua no interior do templo. O 


Colosso de Ramsés II de Mênfis
Wikipédia
O Templo de Edfu (local de mesmo nome), dedicado ao deus Hórus, o de Hatshepsut (Vale dos Reis), os colossos de Memmon, a Mesquita de Muhammad Ali, onde está a tumba de Muhamed Ali, e o Museu do Cairo (peças do tesouro de Tutancâmon) são outros pontos interessantes e históricos a serem visitados.
Devem incluir ainda no seu roteiro a Alexandria e lá visitar a biblioteca (a maior do mundo antigo), o farol (uma das sete maravilhas do mundo antigo), o museu greco-romano do Séc. XIX (Múmias, sarcófagos, pequenas estátuas, tapeçarias, etc), e o Templo Kom Ombo com as catacumbas de Kom e Shogafa (uma das sete maravilhas do mundo medieval).

Você pode ainda visitar Mênfis, lá encontrará a Estátua de Ramsés II (Faraó da XIX dinastia), um colosso de granito rosa belíssimo, a Esfinge de Hatshepsut (rainha da XVIII dinastia) e a pirâmide escalonada de Zozer em Sakkarah (necrópole de 8 Km2).  Zozer foi o primeiro soberano a encomendar um monumento funerário a um arquiteto tendo o mesmo sido construído por Imhotep que veio a tornar-se famoso por tão grandiosa obra. 


Isto é apenas um pouco da história que você poderá conhecer visitando o Egito, há muito mais para ser visto, conhecido e admirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário