domingo, 2 de outubro de 2011

Santuário Santa Paulina

Odete Soares Rangel

.........
O Santuário Santa Paulina fica na Rua Madre Paulina, 3988 em Nova Trento, Santa Catarina. Como se pode observar pela escadaria há um longo percurso até chegar ao topo do Santuário, mas garanto-lhe que vale a pena.

Amábile Lúcia Visintainer (Imã Paulina), nasceu em Vigolo Vattaro, Trento, Itália em 16 de dezembro de 1865. A crise econômica Sul-Tirol foi a causa da sua emigração para o Brasil   juntamente com a família na data de 25 de setembro de 1875.

No município de Nova Trento, aproximadamente aos 14-15 anos, Amábile e sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi começaram a cuidar de doentes, do catecismo e da limpeza da Capela São Jorge.

No dia 12 de julho de 1890, as duas, porém, por iniciativa de Amábile que acolheu e cuidou de Ângela Lúcia Viviani, acometida de câncer, deram início a congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, aprovada pelo Bispo Dom José de Camargo Barros, em 25 de agosto de 1895.

 

Na profissão religiosa, Amábile ou Ir. Paulina do Coração Agonizante de Jesus, dirigiu com simplicidade e sabedoria a Congregação, como Fundadora e Superiora Geral, fundando escolas, hospitais, educandários e lares geriátricos.
o

Em 1903, deixou Nova Trento para cuidar dos velhos ex-escravos e seus descendentes órfãos, em São Paulo. Mas de nada adiantou sua obediência e humildade heroicas, pois em 1909, foi destituída do cargo de Superiora Geral e enviada para trabalhar com doentes e  idosos em Bragança Paulista,  e nunca mais pode ocupar cargo algum na congregação.Resignada com seu destino, desempenhou suas funções com o mesmo amor pelos necessitados. Passou 33 anos vivendo como simples religiosa, até sua morte em 09 de julho de 1942.
a
Irma Paulina, a primeira santa brasileira, foi Beatificada em 18 de outubro de 1991, em Florianópolis-SC, Brasil. E, canonizada no dia 19 de maio de 2002, em Roma, Itália, ambos louvores foram concedidos pelo Papa Paulo II. Conheça mais sobre a vida e a obra da Santa Madre Paulina, acessando o link http://www.vatican.va/news_services/liturgy/2002/documents/ns_lit_doc_20020519_paulina_po.html

Hoje, suas seguidoras, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, continuam realizando um trabalho integrado nas áreas da Saúde, da Educação, da Pastoral, da Gerontologia e dos Serviços de Apoio, engajando-se nas lutas do povo, na procura de mais Vida.
o

Mas dentro do espaço físico do Santuário tem muito mais vida do que você possa imaginar. Observe as fotos e descubra essas maravilhas. Você, além do sagrado, encontra plantas diversificadas, natureza  exuberante, animais, história, etc.  Tanto o Santuário como o entorno são cartões postais que merecem ser conhecidos e divulgados. 
o
O cuidado com a natureza se reflete em cada canto, as placas informativas e educativas, a exemplo de A súplica da árvore, fazem com que o espaço seja preservado e respeitado. O maio-ambiente agradece.
o
Esta imagem deixei para o final para que você possa observá-la, e quem sabe como eu,  encontrar nela um detalhe interessante. Quando fotografei não percebi, mas à  direita da imagem observa-se o perfil de uma pessoa, como se tivesse sido esculpida na pedra. Um dia voltarei lá para decifrar o enigma.
o

Chegada a hora de partir, fomos parando no percurso até Florianópolis para curtir a natureza e as curiosidades gastronômicas locais. Paramos aqui na La torre do vinho do vô Luiz. E minha querida mana disse que só voltaria para casa depois de tirar uma foto com esse lindo moço. o
Pedido feito.
Pedido atendido. 
Até uma próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário