terça-feira, 4 de setembro de 2012

O pior Tour que já realizei

Odete Soares Rangel

Tijuana Agosto 2012
O pior tour que já realizei! Se é que se pode chamar isso de tour, pois na verdade foi apenas um transporte ou viagem de compras para quem quisesse bebidas ou artesanato local, o que não era nosso caso.

Estou repassando esta informação para que você não vá realizá-lo e voltar dele decepcionada como nós, isto é se você voltar. Preste bem atenção na advertência no final da programação.

Wax Museum Tijuana
Agosto 2012
Quando você quiser fazer um tour que não conheça, pesquise antes na Internet para certificar-se de que o passeio que você fará é de fato o que deseja, e não apresenta riscos. Eu falhei neste particular.

Numa viagem recente aos EUA (Los Angeles, San Diego e Havai) enquanto hospedada no hotel Ramada em San Diego, procurava folders com tours.  Havia um da San Diego Scenic Tours que anunciava: 

"Tijuana Mexico, no verso a programação.

Tour: P-220: Afternoon Tijuana Tour    2:00-6:00pm

San Diego's best  "Guided" Tour of Tijuana, Mexico. Our tour guides will educate you on the history and culture of Tijuans and will answer all your questions. Highlights include:

Avenue of the Heroes
Independence Monument
General Zaragoza Statue
Avenida Revolution
Cuauhtemoc Monument
Tijuana Cultural Center
Agua Caliente Race Track
Jai Alai Fronton Palace
River Zone
Free Book Monument
Tower of Agua Caliente
Twin towers
Abraham Lincoln Monument 
Wax Museum (opt)
Bazar de Mexico
TIME TO SHOP OR DINE

ADULT: U$ 48             CHILD(3-11): U$ 24

For travel into Mexico: U.S. & Canadian citizens need passports. All others also need an ESTA or I-94 form, multiple entry visa or Permanent Resident Card. If any person is detained upon re-entry into the U.S. , the bus will be unable to wait, and that person shall be responsible for their own transportation back."

Jai Alai Fronton Palace
Agosto 2012
Para sintetizar o assunto, e para não entediar você, como ficamos com esse tour, vamos aos pontos importantes.

Na leitura do que transcrevi acima me passou despercebida a advertência do último parágrafo, senão obviamente não teria ido. Em nenhum momento, fomos alertados sobre isso.

Também desconhecíamos a funcionalidade do tour, acreditávamos que ia parando nos pontos mencionados para fotos e explanação sobre a parte histórica e cultural. Quando percebemos, não havia como voltarmos.

O guia era o próprio motorista, procedimento comum nessas três cidades, esse senhor era o que se poderia chamar de guia sem alma, sem energia, sem carisma.

Tijuana Agosto 2012
Chegando em Tijuana, ele deixou-nos  em frente a uma loja de bebidas e ordenou que estivéssemos nesse local às 17 horas. Ao questioná-lo sobre a programação do tour, suas explicações deixaram a desejar. Os pontos a serem visitados se concentravam nessa própria rua ou transversais, tivemos de sair a procura deles.  Nos perguntávamos para que gastamos quase U$ 50 cada. 

Wax Museum Tijuana
Agosto 2012
Você olha a programação, parece que vai realizar um belo passeio, entretanto você se depara com ruas sujas e fétidas,  alguns comerciantes explorando turistas. Quando vêem que você não vai comprar, os preços começam a baixar drasticamente e chegam a valores compatíveis, só que aí você já se irritou com a exploração e acaba por não comprar. Perguntei a um rapaz na rua  onde ficava o museu de cera, esse queria cobrar pela informação.

O Wax Museum (Museo de cera) que, a exemplo da imagem de Chaves, possui muitas outras bem próximas das reais. Lá você encontra cantores como Madona, presidentes, Gandhi, Madre Tereza e muitos outros.

Eu e minha amiga sentimo-nos desoladas, e foi, sem dúvida, a pior experiência durante a viagem.  Não entre nessa fria! Criança de 3 a 11 anos então, nem pensar, coitadas vão morrer de tédio.

Se você quiser conhecer Tijuana, não precisa ir até lá, pesquise na Internet. O site http://es.wikipedia.org/wiki/Tijuana mostra bem a você o que há para ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário