sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pearl Harbor

Odete Soares Rangel


                                                                                                                       
Pearl Harbor (Porto das Pérolas), base naval dos EUA foi atacada, arruinada, mas reconstruí-se e ganhou força como uma potência na América. 

A operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor foi efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na fatídica manhã de 7 de Dezembro de 1941, deixando a  ilha de Oahu, no Havaí, manchada de sangue e coberta de corpos inertes.

O ataque atingiu total ou parcialmente 11 navios e 188 aviões,  matou 2403 militares norte-americanos e 68 civis, mas as literaturas falam em mais de 3000 mortos. Salvaram-se os três porta-aviões da frota do Pacífico que não se encontravam no porto naquele dia, assim como os depósitos de combustíveis e outras instalações.

Segundo a  Wikipédia, Pearl Harbor, antes de ser utilizado como base militar pela marinha norte-americana, era uma baia pouco profunda chamada pelos havaianos de Wai Momi, o que significaria águas perolizadas  no idioma nativo. Também era a residência da deusa-tubarão Ka'ahupahau e do seu irmão Kahi'uka

O ataque surpresa aos EUA  fez com que este entrasse na Segunda Guerra Mundial.  Na manhã do ataque, o radar sinalizou a presença dos aviões japoneses, mas a informação fora confundida com a chegada prevista de um grupo de aviões dos EUA. Isso é mostrado no filme Pearl Harbor. Segundo dados históricos, o ataque teve início às 7h53min (hora local), no dia 7 de dezembro, que no horário padrão japonês correspondia às 3h23min de 8 de dezembro.


Ainda de acordo com a Wikipédia "Os primeiros tiros disparados e as primeiras mortes em Pearl Harbor ocorreram quando o USS Ward atacou e afundou um mini-submarino japonês às 6h37min (hora local). Existiam cinco mini-submarinos classe Ko-hyoteki, com o objectivo de entrar no porto e destruir os navios dos EUA utilizando torpedos. Nenhum dos submarinos conseguiu voltar a salvo e apenas quatro dos cinco foram encontrados desde o ataque. Dos dez marinheiros a bordo dos cinco submarinos, nove morreram e o único sobrevivente, Kazuo Sakamaki, foi capturado, tornando-se o primeiro prisioneiro de guerra capturado pelos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial."

353 aviões japoneses chegaram a Oahu e atacaram em duas ondas. A primeira foi liderada por 186 torpedeiros-bombardeiros que, em virtude do fator surpresa, atacou os  navios no porto, enquanto bombardeiros-de-mergulho atacavam as bases aéreas ao longo de Oahu. Iniciaram pelo  campo aéreo Hickam (o maior), e depois o campo aéreo Wheeler, a principal base de caças.  A segunda onda, composta por 168 aviões, atacou o campo Bellows e a Ilha Ford, uma base aérea naval e marinha no meio de Pearl Harbor. A única força de oposição teria vindo de alguns P-36s e P-40s e de fogo antiaéreo naval.

Em 20 de Janeiro de 1887, o senado dos EUA autorizou a Marinha a alugar Pearl Harbor como base naval. Como nada é feito de graça pelos governos, em troca, os havaianos obtiveram o direito exclusivo de exportar açúcar aos Estados Unidos sem taxas alfandegárias. 


by Odete Soares RangelAs imagens que vamos postar mostrarão a você o que por lá encontramos.  Nesse tour, você assistirá um vídeo no Visitor Center documentando o ataque, depois você será conduzido por um navio até o Memorial. O Memorial foi instalado sobre os destroços remanescentes do navio USS Arizona. Nesse, há uma espécie de altar em forma de pirâmide com os nomes dos mortos no ataque, onde pessoas depositam coroas de flores em homenagem às vidas perdidas.  Através de uma passarela com chão transparente é possível visualizar diversos pontos da embarcação naufragada. Um guia orienta você nos fatos históricos, geologia, mitologia, pássaros e plantas. 

O passeio é imperdível, mas é impossível pisar naquele espaço, sem se emocionar ou até ter o direito de entristecer-se com a tragédia ocorrida tanto tempo atrás. 


Revi o filme, ainda que romanceado, produzido por Jerry Bruckheimer e dirigido por Michael Bay, e me emocionei. Esse fala de mais de 3000 mortos.  E que 1177 homens teriam permanecido dentro do navio Arizona, a uma profundidade de mais de 12 metros.


Empresas que realizam o tour que sugiro:



1. Hawaii Tour & Travels – www.hawaiitourandtravels.com
135 Uluniu Avenue, Ste. # 104  Honolulu, HI 96815 Fones: (808) 9316003 ou 9316005
2. Oahu Nature Tours  - www.oahunaturetours.com Fone: (808) 924-2473




Memorial construído sobre os destroços da embarcação USS Arizona. Há quem diga que o óleo armazenado nos tanques do navio continua fluindo até a superfície, percebe-se manchas em cores diferentes realmente.



































E um local tão lindo, tornou-se nesse mar triste acolhedor de vidas ceifadas, com restos mortais de uma fortaleza e as lembranças de um tempo de paz!



Essa data vai ficar marcada na minha memória, embora não estivesse lá em 07 de dezembro de 1941, mas é como se estivesse. É impossível não nos transportamos para aquele tempo e lamentarmos por não terem encontrado o caminho do diálogo e do entendimento, em detrimento da artilharia pesada.



Este passeio e este ticket têm um significado mais do que especial para mim, conhecemos os casais Tom e Clara e John e Susan, pessoas magníficas que nos adotaram no passeio, eles gentilmente pegaram o ticket e nos entregaram. Obrigada Tom e Clara, obrigada John e Susan por tanto carinho e cuidado conosco. Esperamos que um dia venham nos visitar no Brasil para que possamos agradecer toda sua gentileza. 


Você pode saber mais acessando os links:
http://www.gohawaii.com/oahu/regions-neighborhoods/central-oahu/pearl-harbor
http://www.historyplace.com/worldwar2/timeline/pearl.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/pearlharbor.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário