quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Os melhores Pubs de Londres

                                    Odete Soares Rangel

Os melhores Pubs de Londres, visitados e assim considerados por Marcos Piangers, estão listados na Zero Hora de hoje. Leia a matéria de Marcos, e se você for para Londres inclua-os no seu roteiro.

Após a leitura, meus preferidos são os que se relacionam com a literatura, com o cinema e com a música, em suma quase todos eles. Futuramente irei conhecê-los.

"Conheça os melhores pubs de Londres

Marcos Piangers visitou diversos pubs londrinhos durante as Olimpíadas 2012 e afirma: "todos são incríveis"

Conheça os melhores pubs de Londres Marco Piangers/Agencia RBS


No moderno pub Mason & Taylor, são mais de 60 cervejas artesanaisFoto: Marco Piangers / Agencia RBS
Marcos Piangers
A primeira coisa que você precisa saber sobre pubs em Londres, a capital britânica, é que qualquer deles é incrível. Alguns têm atendimento pior, outros podem ter um cheiro desagradável, alguns têm música ao vivo (odeio!) e em alguns a cerveja é quente demais. Mas, no geral, qualquer pub é melhor do que a maioria dos bares e restaurantes brasileiros. Tipo, você vai comer muito bem e beber espetacularmente. Coisa que na minha cidade você consegue fazer em uns dois lugares, no máximo, pagando o triplo do preço.

Então eu fiz uma listinha dos pubs em que eu estive em Londres. Foram VÁRIOS. Todos bons, alguns incríveis. Os melhores estão mais para cima na lista. Vamos a eles:

The Spaniards Inn

Fundado em 1585, é tão conceituado que sua construção foi respeitada quando a rua que passa na frente do bar foi duplicada. Resultado: ali é o único ponto em que um carro tem de parar para deixar o que vem na direção contrária passar. Dentro, 10 torneiras de cerveja, cidras e uma cozinha típica inglesa, com peixe e carnes de caça. Há uma pequena sala exclusiva para almoço e jantar entre amigos (é preciso reservar). Também há um bier garden excelente, com mesas espalhadas sob árvores e estruturas de madeira.

Por ser bem afastado do centro de Londres, você verá pouquíssimos turistas, o que é uma oportunidade incrível para beber como um local. Para quem curte literatura, o passeio fica completo se você conseguir sentar no banco na frente do bar, onde está marcada a frase: “Charles Dickens achou inspiração bem aqui”.

The Jugged Hare

A primeira coisa que você vai notar é a decoração: patos, esquilos e coelhos empalhados atrás do bar, lebres penduradas por ganchos, cabeças de porcos, cervos gigantescos empalhados na parede. “A Lebre Enjaulada” foi inaugurado há apenas cinco meses – e os executivos da City estão lotando o lugar. É mais restaurante do que pub, mas não intimida o cara que quer apenas beber um pint enquanto conversa com o barman português Fred.

Você pode almoçar faisão, coelho ou outras carnes de caça, provar a incrível Harviestoun direto da torneira e, se estiver a fim de esbanjar, reservar a mesa exclusiva do porão, protegida por uma parede de vidro e por uma adega formidável de espumantes e vinhos franceses (detalhe: a peça gigantesca de carvalho foi trazida direto do norte da França, por ter a inclinação e a estrutura perfeitas para armazenar as champanhas).

Brew Dog Camden

Talvez o único pub com ar-condicionado e internet sem fio decentes em toda Londres, o Brew Dog é o bar da marca de cervejas escocesa que virou sensação no mundo cervejeiro de uns tempos para cá. Experimentais ao extremo, as cervejas artesanais da Brew Dog (são mais de 20 lançamentos) têm uma variedade incrível e vão desde uma pale ale suave até a terrível Tactical Nuclear Penguin, com 32% de teor alcóolico. Todos os atendentes são especialistas e podem dar dicas do que você vai gostar de beber.

Para acompanhar os pints, poucas opções de pizzas e hambúrgueres – as protagonistas aqui são as cervas. Uma dica é experimentar a degustação com cinco tipos diferentes de cerveja em copinhos menores e escolher a sua favorita para continuar noite adentro.

The Audley

Qualquer fã de Woody Allen deve visitar o pub favorito do cineasta: ali ele filmou com Anthony Hopkins, nas mesas externas, para o filme Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, e com a fabulosa Scarlett Johansson, em Match Point, nos bancos estofados de vermelho do lado de dentro. Michele Obama e as filhas também já provaram o fish and chips do restaurante.

O Audley fica em Mayfair, por isso espere um atendimento impecável – e preços um pouco acima do padrão londrino (um hambúrguer sai por 12 libras, equivalente a R$ 39). Além disso, a garçonete vai esperar uma gorjeta decente.

The Hawley Arms

Se você está procurando um lugar descolado em Londres, é o Hawley Arms. Em Camden Town, mas longe dos turistas deslumbrados, com atendimento de jovens barbudos e frequentado por locais doidões, você pode sentar confortavelmente nos sofás rodeados de fotos autografadas de Pete Townshend, Grahan Coxon e a mais célebre frequentadora do lugar, Amy Winehouse.

No banheiro, descendo as escadas, dezenas de declarações de amor para a cantora. A trilha sonora é agradável, e a comida segue o padrão londrino.

The Punch Bowl

Uma das primeiras decisões do cineasta Guy Ritchie depois de ganhar algum dinheiro foi comprar esse pub em uma rua calma do Mayfair. Fundado em 1750, o Punch Bowl é o segundo mais antigo do bairro, um estabelecimento comprido com o bar na frente, mesas espalhadas no fundo e uma lareira com um quadro de Winston Churchill no meio. Tem um atendimento rápido e atencioso, acostumado com celebridades de Hollywood que, sempre que estão em Londres, param para tomar um pint ali. Dois pontos negativos: 

1) serve apenas cervejas de barril com temperatura ambiente, o que pode não ser agradável ao paladar brasileiro, acostumado com chopes geladíssimos; 

2) a fama do dono faz com que de vez em quando apareçam grupos de turistas interessados apenas em verificar se alguém famoso está dando sopa.

Spice of Life

No meio do fervo turístico do Soho, esse pub de esquina recebe todo tipo de gente no grande andar de cima – mas se você descer as escadas, vai descobrir um espacinho incrível com um palco, onde se apresentam bandas de jazz (não conte para os turistas!) e você pode ganhar uma fita cassete de graça. Basta pedir para o rabugento senhor que controla a entrada do espaço.

O’Nells

Rede de pubs irlandesa espalhada por vários pontos da cidade, tem o reconhecimento da Guinness como exemplares tiradores do chope. O menu é padrão dos pubs de Londres (delicioso fish and chips, camarões com molho branco, macarrões e hambúrgueres, praticamente um Applebee’s). Se você estiver procurando pegação, visite o O’Nells do Soho (entre Soho e Chinatown, na verdade).

Mason & Taylor

Este bar moderno em uma esquina triangular em Shoreditch, o bairro mais cool de Londres no momento, é frequentado por hipsters de óculos de aro grosso e calça skinny, todos com seus iPads e iPhones e, óbvio, fones de ouvido gigantes. Mas o tchan do bar é a variedade de cervejas – são mais de 60 rótulos disponíveis, todas de cervejarias artesanais. Atrás do balcão, um barbudo pode dar dicas do que você deve degustar, e, para acompanhar, mix de amendoins ou um hambúrguer com fritas.

The Old Crown

Fica entre as estações de Holborn e Tottenham Court Road, na New Oxford Street, ao lado do galpão onde Mr. Brainwash estava fazendo uma exposição gigante de grafite e arte de rua. Menu de cervejas e comidas é o padrão de qualquer pub de Londres, mas as paredes de vidro fazem desse aqui um ótimo lugar de pit-stop pra acompanhar o movimento da rua. No andar de cima, o banheiro toca um CD com aulas de italiano (!), e uma poltrona fica contando histórias para quem senta nela (as caixas de som estão escondidas nos apoios).

The Troubador

Bar café clássico em South Kensington, serve sucos e café da manhã de dia, cerveja e pizzas à noite. Foi aqui que Bob Dylan e John Lennon em carreira solo se apresentaram pela primeira vez em Londres. O palco fica no andar de baixo, um inferninho que também já teve a presença de Morrissey e Jimi Hendrix. Clima hippie, frequentadores jovens e um pequeno pátio para pegar o raro sol londrino.

Defectors Weld

Não existem muitos motivos para um turista ir até Shepherds Bush – além do maior shopping de Londres, o feioso Westfield, que agora tem uma filial em Stratford, ao lado do Parque Olímpico –, mas, em estando por lá, passe no Defectors Weld. Um pub gigante, com bar e cozinha no meio do ambiente, de onde saem cervejas artesanais e home made burgers. O astral é jovem – à noite tem bandinhas tocando e muitos adolescentes sentados nas dezenas de sofás."

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/viagem/noticia/2012/09/conheca-os-melhores-pubs-de-londres-3898134.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário