domingo, 23 de setembro de 2012

Serra do Rio do Rastro está entre as estradas mais surpreendentes do mundo

Odete Soares Rangel

A Serra do Rio do Rastro tem aproximadamente 12 km de extensão preenchidos por curvas encravadas na rocha, a 1460 metros de altura, na Serra Geral. Ao que se sabe essa trilha fora marcada pelas patas das tropas conduzidas do Rio Grande do Sul para São Paulo. São 283 curvas situadas em apenas 10 km da rodovia que liga o litoral ao pico de uma montanha.

Ela (única brasileira) está despontando como uma das favoritas, entre as 14 selecionadas, numa votação que pretende eleger a estrada mais surpreendente do planeta. A matéria é notícia no Diário Catarinense deste domingo, nas páginas 4, 5 e 8.

Você vota em todas as 14, porém atribuindo notas de 1 a 5 a cada uma. Na sexta-feira, a Serra do Rio do Rastro estava com mais de 17 mil pontos, a Ponte de Storseisundet, na estrada do Atlântico, na Noruega estava em segundo lugar com mais de 5 mil  pontos. Em terceiro, estava o Túnel Guoliang, na China com menos de 5  mil pontos.

A serra foi pavimentada há 25 anos e liga os municípios de Lauro Müller (pé da montanha) a Bom Jardim da Serra (alto).

A estrada atual SC 438, que no tempo dos tropeiros era uma picada, teve início na década de 50, pelo então governador Irineu Bornhausen, razão porque foi batizada com esse mesmo nome. 

No período da Revolução Farroupilha (1835 a 1845) a estrada foi rota de fuga de Giuseppe e Anita Garibaldi e seus companheiros.

A pavimentação da Serra do Rio do Rastro duros 2 anos ( novembro de 1984-1986) e foi executada no primeiro governo de Esperidião Amin, com a colaboração generosa da Associação Brasileira de Cimento Portland que doou 3 mil toneladas de cimento para a obra.

O leito da estrada de chão batido recebeu uma submassa de argamassa de cimento, e depois 2160 placas de concreto de cimento (6 X 3 m), com 30 cm de espessura e fissuras iguais às de pistas de aeroporto.   Os muros de proteção foram realizados com concreto armado.

Lendas do lugar contadas por Varlei Mariot

1. A mais popular dá conta da existência de um homem que, à noite, fica na boca da serra pedindo carona. Quando algum veículo para, ele entra e, no meio do percurso desaparece.

2. Outra é o de uma suposta panela cheia de ouro escondida na montanha pelos jesuítas, na metade do séc. XVIII. Muitos homens diziam as suas famílias que iam caçar na serra quando, na realidade, saiam em busca do ouro. Alguns não retornavam para a casa. A explicação pode ser encontrada na mística de uma maldição lançada sobre quem encontrasse o tesouro e revelasse a alguém. Esse seria castigado com a morte.

Creio que agora você  já conhece um pouco sobre a Serra do Rio do Rastro e já tem vontade de desbravá-la. A maioria das pessoas a considera um espetáculo da natureza. Eu concordo, mas percorrer o trajeto pode levar o expectador ao êxtase ou ao pavor, dependendo da coragem e espírito de aventura que possua.  Mas vale a pena!

Para votar acesse o site http://listas.20minutos.es/lista/ranking-de-las-14-carreteras-mas-asombrosas-del-mundo-338069/  e dê sua nota para nossa majestosa Serra do Rio do Rastro. 

Veja o vídeo do Youtube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário